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NOVOTEC – Design de Interiores

O TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES é o profissional que estuda, planeja, projeta e executa projetos de interiores de espaços internos residenciais existentes ou pré-configurados, comerciais, corporativos, vitrines, exposições, eventos, cenários, visando à humanização, estética, à melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos ambientes para atender às necessidades de conforto, funcionalidade, ergonomia, segurança e bem-estar dos usuários. Planeja e organiza o espaço interno, permanente ou não, identificando elementos básicos para a concepção do projeto. Desenvolve esboços,
perspectivas e desenhos de acordo com normas técnicas. Elabora orçamento e memoriais técnicos de todos os elementos que compõem o projeto de interiores. Representa os elementos de projeto no espaço bidimensional e tridimensional, aplicando métodos de representação gráfica tradicional, modelagem física e digital. Elabora projeto Visual Merchandising.

1­a Série: Qualificação Profissional de Nível Médio de DESENHISTA COPISTA

O DESENHISTA COPISTA é o profissional que interpreta e elabora desenhos, a partir do conhecimento de técnicas de comunicação e representações gráficas. Observa características técnicas de desenhos, esboça desenhos, define formatos e escalas e disponibiliza desenhos finais e/ ou revisões para áreas afins. Possui conhecimentos que possibilitam a materialização da organização espacial e da utilização das normas e
especificações técnicas.

2a Série: Qualificação Profissional de Nível Médio de DESENHISTA PROJETISTA

O DESENHISTA PROJETISTA é o profissional que concebe o projeto a partir do caráter estético, que permite assimilar inovações e mudanças propondo soluções, reorganizações de ideias e combinações, identificando as expectativas e as necessidades do cliente. Planeja e organiza o espaço, percebendo elementos básicos para a concepção do projeto. Representa os elementos do projeto nos espaços bidimensional e tridimensional, com aplicação de métodos de representação gráfica.

Estrutura

O currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal 9394, de 20-12-19; Resolução CNE/CEB 1, de 5-12-2014; Resolução CNE/CP, de 05-1-2021; Resolução SE 78, de 7-11-2008; Decreto Federal 5154, de 23-7-2004; alterado pelo Decreto 8.268, de 18-6-2014; Parecer CNE/CEB 39/2004, alterada pela Deliberação CEE 168/2019, Deliberação CEE 162/2018 alterada, assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.
A organização curricular do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES está de acordo com o Eixo Tecnológico “Produção Cultural e Design” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do Curso do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES, estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio é constituído por:

  • Componentes curriculares da Formação Geral (Ensino Médio);
  • Componentes curriculares da Formação Profissional (Ensino Técnico).

As funções e as competências referentes aos componentes curriculares da Formação Geral
(Base Nacional Comum e Parte Diversificada) são direcionadas para:

a formação da identidade pessoal e social;

  • a fruição das artes, da literatura, da ciência e das tecnologias;
  • a inclusão como cidadão participativo nas comunidades onde atuará;
  • o desenvolvimento do aluno em seus aspectos físico, intelectual, emocional e moral;
  • a incorporação dos bens do patrimônio cultural da humanidade em seu acervo cultural pessoal;
  • o preparo para escolher uma profissão e atuar de maneira produtiva e solidária junto à sociedade