Filtro de Daltonismo

NOVOTEC – Edificações

O TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES é o profissional que desenvolve e executa projetos de edificações, atendendo às legislações e normas técnicas específicas, normativas de segurança, de qualidade e ambientais nos limites de sua atribuição profissional. Planeja a execução de orçamentos de obra. Atua no planejamento, controle e gestão de obras. Realiza ensaios de materiais e de solo, e inspeções de rotina. Coordena e executa serviços de manutenção e de instalações em edificações.

1a E 2a Séries: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de DESENHISTA EM EDIFICAÇÕES

O DESENHISTA EM EDIFICAÇÕES é o profissional que executa desenhos técnicos de projetos de arquitetura, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, fundações e topografia, utilizando ferramentas gráficas tradicionais, computacionais e maquetes.

Estrutura

O currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal 9394, de 20-12-1996; Resolução CNE/CEB 1, de 5-12-2014; Resolução CNE/CP 1, de 5-1-2021; Resolução CNE/CEB 2, de 30-1-2012; Resolução CNE/CEB 4, de 13-7-2010; Resolução SE 78, de 7-11-2008; Decreto Federal 5154, de 23-7-2004, alterado pelo Decreto 8.268, de 18-6-2014; Parecer CNE/CEB 5, de 4-5-2011; Parecer CNE/CEB
39/2004; Deliberação CEE 162/2018; Indicação CEE 169/2018, assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.
A organização curricular do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES está de acordo com o Eixo Tecnológico “Infraestrutura” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do Curso do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES, estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio é constituído por:

  • Componentes curriculares da Formação Geral (Ensino Médio);
  • Componentes curriculares da Formação Profissional (Ensino Técnico).

As funções e as competências referentes aos componentes curriculares da Formação Geral (Base Nacional Comum e Parte Diversificada) são direcionadas para:

  • a formação de identidade pessoal e social;
  • a fruição das artes, da literatura, da ciência e das tecnologias;
  • a inclusão como cidadão participativo nas comunidades onde atuará;
  • o desenvolvimento do aluno em seus aspectos físico, intelectual, emocional e moral;
  • a incorporação dos bens do patrimônio cultural da humanidade em seu acervo cultural pessoal;
  • o preparo para escolher uma profissão e atuar de maneira produtiva e solidária junto à sociedade.