Filtro de Daltonismo

NOVOTEC – Modelagem do Vestuário

O TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO é o profissional capaz de elaborar protótipos de peças de vestuário que atendam às demandas do setor industrial e comercial em diálogo com o consumidor final. Elabora fichas técnicas, moldes e peças-piloto de produtos de área de vestuário a partir de processos de criação, técnicas de modelagem (modelagem plana, moulage e digital), representações gráficas e utilização de equipamentos e aplicativos informatizados. Pesquisa e articula referências e tendências mercado visando a construir produtos interessantes a seu respectivo público, em consonância com delimitações de escopo, prazo e custo. Participa do planejamento e do desenvolvimento de coleções.
Compreende as áreas de Design e Moda com campos de conhecimento contextualizados de acordo com aspectos históricos, sociais, políticos, estéticos e econômicos.

1a Série: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE CONFECÇÃO

O AUXILIAR DE CONFECÇÃO é o profissional que auxilia nas etapas de pesquisa, organização e elaboração de desenhos, diagramas e moldes-base de peças de vestuário.

2a Série: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de DESENHISTA TÉCNICO DE PRODUTO DE MODA

O DESENHISTA TÉCNICO DE PRODUTO DE MODA é o profissional que identifica demandas do cliente, seleciona referências, pesquisa e planeja coleções, concebe projetos de desenho técnico de peças de vestuário, elabora protótipos e preenche fichas técnicas.

Estrutura

O currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal 9394, de 20-12-1996; Resolução CNE/CEB 1, de 5-12-2014; Resolução CNE/CP 1, de 5-1-2021; Resolução CNE/CEB 2, de 30-1-2012; Resolução CNE/CEB 4, de 13-7-2010; Resolução SE 78, de 7-11-2008; Decreto Federal 5154, de 23-7-2004, alterado pelo Decreto 8.268, de 18-6-2014; Parecer CNE/CEB 5, de 4-5-2011; Parecer CNE/CEB
39/2004; Deliberação CEE 162/2018; Indicação CEE 169/2018, assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.
A organização curricular do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO está de acordo com o Eixo Tecnológico “Produção Cultural e Design” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do Curso do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO, estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio é constituído por:

  • Componentes curriculares da Formação Geral (Ensino Médio);
  • Componentes curriculares da Formação Profissional (Ensino Técnico).

As funções e as competências referentes aos componentes curriculares da Formação Geral (Base Nacional Comum e Parte Diversificada) são direcionadas para:

  • a formação de identidade pessoal e social;
  • a fruição das artes, da literatura, da ciência e das tecnologias;
  • a inclusão como cidadão participativo nas comunidades onde atuará;
  • o desenvolvimento do aluno em seus aspectos físico, intelectual, emocional e moral;
  • a incorporação dos bens do patrimônio cultural da humanidade em seu acervo cultural pessoal;
  • o preparo para escolher uma profissão e atuar de maneira produtiva e solidária junto à sociedade.