Filtro de Daltonismo

Técnico em Agenciamento de Viagens

O TÉCNICO EM AGENCIAMENTO DE VIAGEM é o profissional que desenvolve atividades de atendimento, orientação e acolhimento ao viajante por meio da oferta de serviços receptivos e/ou emissivos, roteiros, pacotes turísticos e guiamento de viagens. Presta assistência e apoio na operacionalização e comercialização de produtos turísticos e na intermediação entre as diferentes necessidades dos clientes e o trade turístico, utilizando como ferramentas a tecnologia, a criatividade, a inovação e os princípios da hospitalidade. É comprometido com o desenvolvimento da atividade turística sustentável e inclusiva.

1o Módulo: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE SERVIÇOS TURÍSTICOS

O ASSISTENTE DE SERVIÇOS TURÍSTICOS é o profissional que acolhe e atende clientes, pesquisa informações da área profissional, orienta tecnicamente na aquisição de meios de transporte e de hospedagem, alimentação, entretenimento e roteiros turísticos em geral. Planeja e realiza atividades de lazer, de entretenimento sociocultural e de apoio à comercialização de produtos e serviços de Turismo e de Hospitalidade.

2o Módulo: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de PROMOTOR DE PRODUTOS TURÍSTICOS

O PROMOTOR DE PRODUTOS TURÍSTICOS é o profissional que identifica as motivações e necessidades do cliente. Orienta e atua na criação e na elaboração de roteiros e na comercialização e venda dos produtos de Turismo e Hospitalidade. Executa atividades rotineiras do setor de agenciamento em turismo. Formata produtos de turismo e hospitalidade regionais, nacionais e América do Sul e elabora cotizações.

3o Módulo: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de GUIA DE TURISMO REGIONAL/SP

O GUIA DE TURISMO REGIONAL/SP é o profissional que desenvolve atividades inerentes à qualificação, podendo organizar e acompanhar grupos de turistas por roteiros históricos, naturais, culturais e educativos no Estado de São Paulo. Presta informações e assistência nos deslocamentos e procura atender sempre as necessidades do cliente.

3o Módulo: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de GUIA DE TURISMO EXCURSÃO NACIONAL – BRASIL/ AMÉRICA DO SUL

O GUIA DE TURISMO EXCURSÃO NACIONAL – BRASIL/ AMÉRICA DO SUL é o profissional que desenvolve atividades inerentes à qualificação, podendo organizar e acompanhar grupos de turistas por roteiros históricos, naturais, culturais e educativos no Brasil e nos Países da América do Sul. Presta informações e assistência nos deslocamentos e procura atender sempre as necessidades do cliente.

Estrutura

O currículo da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM AGENCIAMENTO DE VIAGEM foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal nº 9394, de 20-12-1996; Resolução CNE/CEB nº 1, de 4-12-2014; Resolução CNE/CEB nº 6, de 20-9-2012; Resolução SE nº 78, de 7-11-2008; Decreto Federal nº 5154, de 23-7-2004; Portaria nº 27, de 30-1-2014 – Ministério de Turismo.
A organização curricular da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM AGENCIAMENTO DE VIAGEM está de acordo com o Eixo Tecnológico “TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER” e estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Os módulos são organizações de conhecimentos e saberes provenientes de distintos campos disciplinares e, por meio de atividades formativas, integram a formação teórica à formação prática, em função das capacidades profissionais que se propõem desenvolver. Os módulos, assim constituídos, representam importantes instrumentos de flexibilização e abertura do currículo para o itinerário profissional, pois que, adaptando-se às distintas realidades regionais, permitem a inovação permanente e mantêm a unidade e a equivalência dos processos formativos.
A estrutura curricular que resulta dos diferentes módulos estabelece as condições básicas para a organização dos tipos de itinerários formativos que, articulados, conduzem à obtenção de certificações profissionais.